

Curso Livre de Alemão da UFPa
O Curso Livre de Língua Alemã é ofertado na Universidade Federal do Pará - UFPA desde o surgimento da Casa de Estudos Germânicos - CEG, em 1968. Em maio de 2016, este curso passou a ser de responsabilidade da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas – FALEM/ILC, o qual atende, principalmente, alunos de graduação, docentes, pesquisadores, bolsistas de iniciação cientifica e técnicos-administrativos da UFPA, além do público externo, que não possui vínculo com a instituição, mas possui interesse tanto pela língua quanto pela cultura alemã.
O Curso Livre de Língua Alemã possui a duração total de seis períodos letivos, correspondendo a seis níveis de proficiência. Para as matrículas, os alunos pagam taxas acessíveis via Portal da FADESP. Durante o período do curso os alunos desenvolverão as quatro habilidades básicas de alemão como língua estrangeira (compreensão, escrita, leitura e produção oral).
Ressalta-se ainda neste curso a importância do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD), o qual funciona como um órgão intermediário de cooperação entre a UFPA e diversas instituições universitárias alemãs, tais como o Instituto Goethe, responsável pela aplicação de exames de certificação internacional, pré-requisito para a concessão de bolsas de estudos para estágios, mestrado e doutorado na Alemanha.
O conhecimento da língua alemã é um diferencial, cada vez mais, dentro do contexto acadêmico e profissional, onde a língua inglesa atua quase como língua franca. Na Europa, o alemão é a língua mais falada da Comunidade Europeia, com aproximadamente 100 milhões de pessoas com alemão como língua materna. Embora o alemão já tivesse uma importância bem mais expressiva nas ciências do que hoje em dia, o alemão não deixa de ser importante veículo no mundo científico e cultural. 12% dos livros produzidos, a nível mundial, são escritos em alemão. Também nos meios de comunicação virtual, o alemão consolidou-se como língua de ponta – é a segunda língua mais usada na internet, tanto quanto à oferta total das páginas quanto às procuras efetuadas (no Google).
Semestralmente, o Curso Livre de Alemão tem a proposta de formação de cerca de 20 turmas, as quais abrigam o máximo de 25 alunos. Há ainda a intenção de ofertar cursos de férias, onde os alunos assistem aulas intensivas no período de um mês, dando a possibilidade de que o aluno complete a mesma carga horária de um semestre regular do curso (60 horas aula).